sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Nossos Comerciais

Assim como a Boa, a televisão também é uma Paixão Nacional. E nos intervalos das atrações, temos a interessante tarefa de observar (e por que não avaliar?!) as mais variadas campanhas publicitárias do Brasil. Às vezes é uma ocupação prazerosa. Chega a fazer com que um Cervejão, que todos nós sabemos estar longe de ser a Número 1, Desça Mais Redondo! mas há casos também que... Nanananãã! Nem o Tio da Sukita passou vergonha maior. É de deixar o Bocão da Royal sisudo! Então pensei: por que não exprimir toda minha satisfação e ao mesmo tempo revolta com os comerciais de TV? Boa garoto! Just Do It!

Começando pelas criativas e marcantes campanhas nacionais. Vale ressaltar que são comerciais veiculados atualmente e que não é uma avaliação técnica, pois não sou publicitário, marketeiro e muito menos historiador de televisão.
1. Havaianas. Sempre com o bom humor e a criatividade em primeiro plano, as Havaianas se destacam no cenário nacional de comerciais e campanhas. A da "coisa mais linda desta praia" fez sucesso. Uma recente produção apresenta um segurança que informa aos clientes de uma boite que quem estiver de Havaiana não poderá entrar. No questionamento de todos os clientes que usavam as sandálias, o segurança aponta para um indivíduo fantasiado de havaiana no fim da fila, esclarecendo o fato e gerando risos em todos da fila. Fazendo com que o cidadão saia contrariado.
2. Skol. É mais uma gigante das campanhas. O comercial do ruivo com a pochete, óculos New Wave, sunga de crochê, blazer verde com ombreira e acompanhado por Beto Barbosa é um dos melhores que já vi. Conseguiu, inclusive, decretar o ressurgimento da figura do Beto Barbosa, mesmo o chamando de queimação de filme! Muito bom!
3. Visa. Aposto que você vai morrer de raiva por eu lembrá-lo daquela musiquinha "Bala de troco, que cosa triste.. No tiene troco, que cosa triste.. Chuva na fila, que cosa tristéééé". É, você vai passar o resto do dia com ela na cabeça. Acontece com todo mundo. E justifica a lembrança deste comercial chamado "Bolero" da Visa. Fantástico!
4. Heineken. As cervejarias sempre me orgulhando. Um comercial de reprodução mundial da holandesa Heineken chamou atenção de todos. Uma mulher apresenta o quarto a suas amigas (ou clientes) e destaca como surpresa um cômodo repleto de sandálias, roupas e bolsas em exposição e começa aquele tradicional escândalo feminino. De repente, uma gritaria masculina abafa o fuzuê. Quando as moças vão saber do que se trata, é um rapaz apresentando a surpresa aos maridos: um compartimento gigante cheio de Heinekens de todos os tipos, trincando de geladas! O sonho de qualquer pinguço que se preze!
5. Amanco. A rivalidade latino-americana foi o foco do comercial da Amanco. As obras espalhadas por diversos países onde a Amanco opera, contam com operários que não aceitam as provocações dos rivais que chegam pelas tubulações e retrucam, evidenciando os títulos significativos de suas nações. Quando chega na Venezuela, a grande sacaneada da propaganda, eles só têm o Miss Universo para responder. Certamente esse comercial não passou lá, mas nos fez sorrir aqui.

Agora chegou o momento de expressar toda a minha raiva de alguns comerciais desprezíveis, entediantes e que cultivam um sentimento de ódio e consternação nos clientes em relação ao produto anunciado. Quando os vejo, imagino que a única possibilidade do fabricante do produto veicular um comercial daqueles é quando a agência de publicidade que fez é da filha do dono da marca! Não tem como alguém aceitar isso:
1. Estomazil. Esse foi o grande incentivador da criação deste post. Eu precisava manifestar toda a minha ira por este comercial que chega a ser antipático e me faz mudar de canal sempre que começa. Eu nunca, eu disse NUNCA, usaria Estomazil na minha vida, mesmo que eu estivesse morrendo, por causa daqueles 45 segundos só com gente falando "Essssssssstomazil", imitando o som da pastilha efervescente. Não há coisa mais irritante e este é o meu 1º lugar no ranking atrocidades publicitárias.
2. Sal de Frutas Eno. Será que é tão difícil fazer um comercial de sal de frutas? Mais um do mesmo ramo encabeçando a lista. Para este tipo de produto eu faria um comercial informativo, explicando a ação do sal de frutas. O que leva uma mente brilhante a pensar em fazer um comercial de barrigas falantes, com rostos de senhores e senhoras pintados, fazendo do umbigo a boca do desenho e elogiando o Eno Guaraná?! Pelo visto, vou ter que me virar com Leite de Magnésia quando tiver problemas de digestão, porque este é mais um produto que eu não compro só por causa desta propaganda! Tem potencial para ser o 1º lugar deste ranking também!
3. Corega Tabs. Esta realmente não é uma área muito fácil de se fazer um comercial de TV. Mas o depoimento de uma moça dizendo que adora maçã, mas ultimamente tinha medo de comer e perder sua dentadura é de doer também. Imaginar a situação não faz bem a nenhum cliente.
4. Guaraná Jesus. A campanha “Já Era, Pequeno” tem por objetivo não perder a identificação deste guaraná cor-de-rosa com os maranhenses em uma nova era da marca. Mas o resultado para o oposto.Mas, ao que tudo indica, está sendo um recorde de desaprovação. O comercial, que virou piada nas ruas de São Luis, mostra adolescentes que nem de longe parecem com maranhenses, tentando imitar o linguajar local. Foi uma mancha no prêmio mundial de design Idea, vencido pela Jesus há alguns meses.

Chega! Três comerciais deste nível já são suficientes. Só queria agora destacar também um comercial regional que, de tão bizarro, chega a ser engraçado. Na verdade foi em uma viagem a Imperatriz no MA que o vi. Tratava-se de uma clínica odontológica. Aparecia uma turma de amigos conversando e sorrindo, e uma bonita garota mais tímida. Até que a câmera dá um close na garota e um narrador com sua voz de apresentador de telejornal diz: "Por que você não sorri? Está faltando alguma coisa? ESTÁ FALTANDO UM DENTE???". Putzzzz. Nessa hora nem acreditei. Achei que eu tivesse entendido errado! Aí fala da clínica de implante e depois ainda volta a figura dando mordidas fortes, a ponto do atrito dos dentes fazerem barulho, e falando "FIRMEEE". Meus Deusss.. HAuHUAhUAh... cada uma... está bom por hoje!!!
Bem senhores telespectadores, fico por aqui. Comentários são bem-vindos, inclusive com indicações de comerciais.

Armando Henrique

3 comentários:

  1. pIRuCa.

    Legal seu post! Como publicitário posso elogiar seu senso crítico. Falando em (C)Senso, não esqueça que " você responde, e o Brasil corresponde" :)

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  2. kkkkk já era piqueno era minha dica #1 pra ti!!!
    Muito bom o post!!

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  3. Nada a comentar sobre as campanhas das motos Dafra? hAIUHIUHiA.. péssimaaaSssSssSss (efervescente)!

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